Por exemplo, vamos dizer que você está tentando executar um teste para sua aplicação de banco de dados, e você precisa testá-la com três bancos de dados: MySQL, PostgreSQL, e Oracle. Seu script de construção está projetado tal que você possa testar com um banco de dados particular usando ant -Ddatabase=mysql.
Este é o conceito de um eixo. Você pode ter uma variável chamada "database", que recebe três valores. Quando você configurá-la, Jenkins executará 3 construções, cada uma com valores diferentes para a variável "database" para exaustivamente cobrir a matriz de configuração.
Variáveis especificadas aqui se tornam disponíveis para a construção como variáveis de ambiente. Em adição, para Ant e Maven, as variáveis também são expostas como propriedades, como se -DnomeDaVariavel=valor fossem especificadas na linha de comando.
Quando múltiplos eixos são especificados, todas as possíveis combinações dos eixos são construídas exaustivamente. Valores múltiplos em labels e JDKs são tratados da mesma maneira. Assim se você especificar jdk=[JDK5,JDK6], database=[mysql,postgresql,oracle], container=[jetty,tomcat], então cada construção consistirá de 2x3x2=12 diferentes sub-construções.